Monitorização e Avaliação da Eficácia e Eficiência

O modelo de governação do Plano é composto por dois níveis:

  1. Um nível de apoio do trabalho das Escolas, assegurado pelos diferentes serviços e organismos do Ministério da Educação.

  2. Um nível de monitorização física e financeira, que permita a avaliação da eficácia e eficiência do Plano, implementado por uma comissão de acompanhamento constituída pelos seguintes elementos:

  • O coordenador da Estrutura de Missão para a Promoção do Sucesso Escolar, que preside;

  • Um representante da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P.;

  • Um representante do Conselho das Escolas;

  • Um representante da Direção-Geral da Administração Escolar;

  • Um representante da Direção-Geral da Educação;

  • Um representante da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência;

  • Um representante da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares;

  • Um representante da Inspeção-geral de Educação e Ciência;

  • Um representante do Instituto de Avaliação Educativa, I. P.;

  • Um representante do Instituto de Gestão Financeira da Educação, I. P.;

  • Um representante da comissão executiva do Plano Nacional das Artes;

  • Um representante da comissão interministerial do Plano Nacional de Leitura;

  • Um representante da Rede das Bibliotecas Escolares.

O Plano é objeto de monitorização e avaliação em duas fases, para as quais contribuem os dados de monitorização das próprias escolas:

  1. No início do ano letivo de 2023/2024, através da sistematização da informação resultante dos planos elaborados pelas escolas, apurando as ações identificadas como de implementação prioritária, bem como o número de alunos e profissionais envolvidos, entre outros indicadores.

  2. No final do ano letivo de 2023/2024, através de uma avaliação de natureza quantitativa e qualitativa da execução das ações identificadas como de implementação prioritária, tendo em vista, nomeadamente, avaliar os progressos em termos de recuperação das aprendizagens.

 

Estudos Publicados


IMPLEMENTAÇÃO DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL, SOCIAL E COMUNITÁRIO - RELATÓRIO 2023/24


Estudos Amostrais Exploratórios - Ensino Secundário


jan 2023 ago 2023 - Recolha de Dados
ago 2023 - Publicação | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, Comissão de Acompanhamento Plano 21|23 Escola+, DGEEC

No estudo procede-se ao tratamento da informação sobre os dados de execução de diferentes ações específicas cuja monitorização foi reportada no documento Plano 21|23 Escola+ — Segundo relatório de monitorização e dos seus efeitos nos resultados de aprendizagem dos alunos do ensino secundário tendo como unidades de observação as escolas do ensino público do continente. Utilizaram-se como quantificadores do desempenho académico as classificações finais internas do 12.º ano obtidos pelos alunos em Português, Matemática, História e Biologia no final do ano letivo 2021/22. Objetivou-se verificar se os resultados académicos, medidos através dos indicadores “média das classificações finais internas nas disciplinas” e “disparidade das classificações internas intraescola”, medida através do coeficiente de variação, diferiam significativamente em função de estarem ou não em implementação ações específicas do Plano 21|23 Escola+. Para além dos indicadores de resultados referidos foi também apurado outro, designado por “diferencial estandardizado entre os scores médios das classificações internas e os scores preditos estatisticamente”, de modo a identificar as escolas cujos desempenhos foram superiores ao esperado, tendo em conta as suas variáveis contextuais e o histórico escolar. Foram assim identificadas como objeto de análise possível para estudos observacionais em profundidade 11 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas cujos resultados dos alunos no ensino secundário cumprem, cumulativamente, as três condicionantes de eficácia, eficiência e equidade educativas. Oito destes AE/Ena situam-se na região Norte, duas na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma na região do Alentejo. 


Estudos Amostrais Exploratórios - Ensino Secundário


Plano 21|23 Escola+ - Quarto relatório de monitorização


mai 2023 - Recolha de Dados
jun 2023 - Publicação | Comissão de Acompanhamento Plano 21|23 Escola+, DGEEC

O quarto relatório da DGEEC reporta dados revistos e atualizados, recolhidos em maio de 2023, e faz um breve balanço dos resultados obtidos nos quatro relatórios que monitorizaram ações específicas do Plano para as quais os serviços centrais do Ministério de Educação não dispunha de informação administrativa. Saliente-se que no decurso destas quatro fases de monitorização a taxa de resposta das escolas foi sempre superior a 92%. Observa-se em todos os níveis de ensino e ciclos de estudo, no decurso dos dois anos de aplicação do Plano 21|23, uma clara opção das Escolas na continuidade de implementação das ações. Mais se considera terem existidos benefícios da sua implementação para a recuperação das aprendizagens dos alunos. Nos dois anos letivos de vigência do Plano as ações com maior percentagem de implementação foram “Escola a Ler”, “Começar um Ciclo ou 1.º Ciclo e Novos Ciclos” e “Capacitar para Avaliar”. Nas ações “Gestão de Ciclo” e “Constituição de Equipas Educativas”, verificou-se um aumento na percentagem da sua implementação entre os dois anos letivos. As ações “Turmas Dinâmicas” e “Avançar Recuperando” são as que apresentam maior necessidade de recurso a tempo suplementar. As ações específicas “Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário” e “Escola a Ler” destacam-se pela positiva, sendo referidas como “Relevantes” ou “Muito Relevantes” por um grande número de Escolas.


Plano 21|23 Escola+ - Quarto relatório de monitorização


Questionário Apoio Tutorial Específico Ano Letivo 2021/22


jun 2022 - Recolha de Dados
maio 2023 - Publicação | DGEEC

No âmbito do acompanhamento e monitorização do Plano 21|23 Escola+ são disponibilizados os dados recolhidos ao nível do ensino básico e do ensino secundário relativos ao Questionário Apoio Tutorial Específico – ano letivo 2021/22.

O documento apresentado em pdf. permite informação relativa ao ensino secundário sobre:

- o conjunto dos alunos matriculados nas diferentes ofertas de educação e formação, para quem foi mobilizada esta medida;

- o levantamento do pessoal docente – professores-tutores – afetos à implementação do Apoio Tutorial Específico;

- o conhecimento sobre a forma como está a ser efetivada a medida nas escolas, assim como o respetivo impacto na assiduidade, comportamento e resultados escolares dos alunos para quem foi mobilizada.


Apoio Tutorial Específico – Ensino Secundário


Relatório de monitorização do projeto #EstudoEmCasa Apoia 21|23. Primeiro semestre 22|23


set 2022 fev 2023 - Recolha de Dados
maio 2023 - Publicação | Estudo em Casa Apoia

Este documento apresenta dados relacionados com a plataforma e enquadra as ações estratégicas e as atividades realizadas correspondentes à 2.ª fase deste projeto. Esta análise, à semelhança das anteriores, versa sobre quatro eixos: estrutura, conteúdo, interação e equipa, que se traduzem em indicadores da ação específica 1.3.2 - #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@).


Relatório de monitorização do projeto #EstudoEmCasa Apoia 21|23. Primeiro semestre 22|23